sexta-feira, 26 de março de 2010

Sitio da Nazaré - sua História


Na origem do povoamento situado no promontório do Sítio, estão as condições naturais e o sentimento religioso, advindo do milagre de Nossa Senhora da Nazaré.

Segundo Frei Bernardo de Brito, data de 1182 a primeira construção no alto do escarpado promontório onde se localiza o Sítio. Trata-se da Ermida da Memória, mandada erguer por D. Fuas Roupinho sobre uma gruta, onde esteve durante a época muçulmana a imagem de Nossa Senhora da Nazaré. Ao episódio que originou a construção da capela dá-se vulgarmente o nome de Lenda da Nazaré.


O rei D. Fernando fundou um santuário, em 1377, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, para o qual foi transferida a imagem de Nossa Senhora da Nazaré.

Em 1808, as tropas de Napoleão saquearam a igreja e a povoação, que incendiaram parcialmente, na sequência de uma revolta popular. Alguns dos habitantes do Sítio foram capturados e fuzilados pelos soldados franceses no Largo da Fonte Velha.


Devido ao difícil acesso, o Sítio apenas se começou a desenvolver em meados do século XVII, crescendo bastante ao longo do século seguinte. A instalação de um elevador mecânico, para ligação do Sítio à Praia, em 1889, veio dar um novo incremento populacional ao lugar, já então muito visitado por romeiros e peregrinos.

Até meados do século XX, foi elevado o número de forasteiros que ali se deslocavam para venerar a Senhora da Nazaré. No entanto, com o milagre da Fátima e a construção do Santuário de Fátima foi desviada a devoção e a rota dos peregrinos, que alí começaram a afluir após as aparições de 1917.


O interesse histórico e religioso, bem como uma beleza natural incomparável, constituem hoje os grandes atractivos do Sítio da Nazaré. O Miradouro do “Suberco”, a 110 metros de altitude, abre-se a um dos mais belos panoramas marítimos de Portugal.

O longo promontório que guarda e protege a Praia, tem no seu extremo o Forte de S. Miguel Arcanjo. A 80 metros de altitude é um miradouro privilegiado sobre o mar e a Pedra do Guilhim, um rochedo batido pelas vagas mesmo em frente. Este é um excelente local para a pesca desportiva, onde os mais aventureiros desafiam o mar que salpica de espuma as falésias, convidando à meditação.


Da barbacã do Forte, para Sul, a vista alcança horizontes longínquos e a vila ganha uma nova dimensão; para norte, descobre-se o vasto areal da Praia do Norte. Bela e desconhecida, rodeada de dunas e pinhais, protegida a sul pelo promontório, que na sua base esconde uma pequena gruta natural – o Forno d´Orca.

A Praia do Norte é um espaço preservado e ecológico, dedicado pela natureza ao Turismo de Evasão, à pesca desportiva, ao surf e aos passeios a pé ou de bicicleta. Poupada da intervenção humana, a Praia do Norte permite o reencontro da natureza com o mar e a aventura solitária do descanso merecido.



A Lenda de Nossa Senhora da Nazaré
Conta a Lenda da Nazaré que numa manhã de Setembro de 1182, o alcaide do Castelo de Porto de Mós, D. Fuas Roupinho andava à caça. Quando estava a perseguir um cervo (considerado a materialização do próprio demónio), este dirigiu-se ao precipício no Sítio da Nazaré, que se encontrava encoberto por um denso nevoeiro.

O cavaleiro apercebeu-se do perigo de morte, demasiado tarde. Ao sentir-se perdido implorou, desesperadamente, à Virgem Maria, dizendo: "Senhora, valai-me!"

Milagrosamente, apareceram-lhe a Senhora e o Menino, fincando-se as patas traseiras do cavalo na rocha, salvando o cavaleiro e sua montada da morte certa, enquanto que o cervo e os cães caíram no mar daD. fuas Roupinho Nazaré.

Em honra e reconhecimento à Virgem, o nobre D. Fuas Roupinho mandou construir no local uma capela em sua homenagem, por o ter resgatado da morte. Esta tornou-se conhecida como Capela da Memória.

Ainda hoje, os populares indicam aos visitantes as marcas das ferraduras onde as patas do cavalo se teriam cravado na rocha, no sítio da Nazaré.

Trabalho elaborado por: Laura Santos, nº 17, 7º F, Grupo 2 e António Santos Ramalho, nº 5, 7º F, Grupo 4.

Fonte: Wikipédia / http://tonsdeazul.blogspot.com/ 

Sem comentários: